Total de visualizações de página

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Responsabilidade e Disciplina da Ação

Eu gostaria muito que as pessoas prometessem algo somente quando pudessem ou realmente quisessem cumprir. Ninguém é obrigado a nada, mas a partir do momento que você se compromete, cumpra!. Poxa vida, se você marca com alguém, apareça! Prometeu ligar? então, ligue! Marcou um certo horário, cumpra-o! Deu um prazo para um retorno ou resposta, seja pontual! Ou seja, cumpra com seus compromissos: nada mais, nada menos!
Confesso que acabo sofrendo ao querer que todos sejam assim: cumpridores das suas promessas. Se alguém me disser que me ligará amanhã à tarde, com certeza esperarei por essa ligação. Se uma data for marcada para um compromisso, eu vou acreditar que neste dia eu terei o tal compromisso. E se por acaso alguém disser que me ama, eu vou depositar todo crédito nesse amor.
O que quero dizer é que não devemos fugir das nossas responsabilidades, sejam elas financeiras, familiares, conjugais, acadêmicas, profissionais e sociais. Para isso, eu acredito que se deva começar a avocar a si responsabilidades ao invés de acomodar-se e jogar sempre nas costas de uma outra pessoa. Se cada um assumir a sua própria vida, não pesará para ninguém, pois haverá equilíbrio. Dependendo da situação, é preciso dividir atribuições, mas que seja de forma justa. Nada de se aproveitar dessa ou daquela situação fazendo-se de vítima ou de coitado para tirar proveito de um amigo ou familiar. Se você quer adquirir algo material, arque com a despesa. Se não pode, não adquira! Outra responsabilidade que nos passa por muitas vezes despercebida é em relação à nossa família. Cada um com a sua: mãe, pai, irmãos, avós ou pessoas que adotamos para o nosso meio.
Relacionamentos afetivos conferem direitos às pessoas, mas também exigem delas deveres porque trazemos para a nossa vida uma outra pessoa, e todas as nossas ações refletirão diretamente na vida dela. Nem todos são conscientes disso, talvez por isso haja tantas pessoas magoadas hoje em dia em relação a esse assunto. Se você se comprometeu a amar, então ame! Mas, ame com responsabilidade, inclusive assumindo as conseqüências e os resultados desse amor.
Quanto aos estudos, a instituição de ensino não deve ser encarada apenas como ponto de encontro de pessoas, mas como “ponte de encontro” com o conhecimento. Lógico que você tem escolhas: atravessar essa ponte, voltar para trás, estacionar. Mas não se esqueça que o vitorioso pode ser você, porém o enganado será só você, caso não acorde a tempo para as suas próprias atitudes. O comprometimento é com você mesmo. E na vida profissional, nem é preciso dizer que o irresponsável e o indisciplinado estão sem espaço no mercado de trabalho, portanto nem pensar em deixar de fazer, e quando fizer que seja bem feito.
E por último, mas não menos importante, muito pelo contrário, a responsabilidade social. Ou seja, deixar nossas próprias vidas 2 minutos de lado para pensar no outro, para fazer por um outro que a gente nunca viu, mas sabe que existe; é nossa responsabilidade também: doar, ajudar a mudar o destino de alguém, fazer a diferença na vida de um semelhante que nunca vimos. Não é preciso que seja Páscoa, Natal ou Dia da Criança, porque essas pessoas comem, vestem e precisam viver todos os dias, independente de datas comemorativas. Vou citar um exemplo de um amigo meu muito querido que me ensinou algo sobre o Dia da Criança dizendo-me que a comemoração desse dia em sua casa é feita da seguinte forma, levando seu filho de 10 (ou 11 anos, não estou certa agora) para visitar um asilo de velhinhos para que ele aprendesse desde cedo que nessa vida não só pedimos, mas damos também; não só se ganha, mas doa-se também. E para que quando voltasse a casa tivesse uma visão real do mundo, já que esse não é feito apenas das 4 paredes de nossas casas, e valorizasse assim muito mais as pessoas do que as coisas materiais. Achei um ato de extrema magnificência. Isso sim é educar. Isso sim é cidadania. Isso sim é cumprimento de responsabilidade social.

Bom, é preciso que revejamos nossos valores e criemos uma nova disciplina.de responsabilidade para que a semente seja lançada e para que possamos ver os frutos o mais breve. Faça essa promessa e cumpra-a! A vida tem pressa!

Beijo a todos.
Até a próxima!

Nenhum comentário: