Total de visualizações de página

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

A BOLA DA VEZ: COMPROMETIMENTO

De cada 10 palavras enunciadas nos dias de hoje, seja na área profissional, social, sentimental, política ou familiar, 11 falam de Comprometimento.

Explicado pelo nosso Pai da Língua Portuguesa, Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, como ação ou efeito de tomar compromisso, obrigar-se, e mais, como o ato de fazer promessa, significa que ao nos comprometermos estamos fazendo promessa de realizar algo. E quem promete fica com a dívida. E essa será paga com ações, comportamentos e atitudes que não conflitem com nossos valores e crenças. Percebemos também a ligação direta do Comprometimento com o Compromisso, definido por sua vez como obrigação. E aqui então começa uma provocação de uma reflexão sobre como você está administrando essas ações em sua vida. É bastante comum marcarmos compromissos e não nos comprometermos com eles, assim como também é comum prometermos comprometimento sem compromisso, sem obrigação.
E tratar de obrigações sem se tocar em direitos e deveres é como falar de Natal sem mencionar Ponta Negra. Então vejamos, quando é dado a você o direito de comprometer-se a fazer algo, tem a liberdade de aceitar ou não, porém depois de tomado como obrigação tem o dever de cumpri-lo. Quando você se compromete com alguma coisa, você deve deixar de lado todas as outras possibilidades, todas as outras opções, todas as desculpas que possam existir; é mais que obedecer às regras é ser consciente do seu papel e da sua palavra.
É comum buscarmos nossos benefícios, nossas regalias, nossos direitos, nossos privilégios, nossas garantias, nossas prerrogativas, e não deve ser diferente, desde que não esqueçamos da troca que está implícita nessas ações.
Em situações práticas, é comum ouvir as pessoas criticarem a tudo e a todos, porém não é tão comum ouvir dessas mesmas pessoas sugestões, idéias e novos caminhos. Sim, porque toda crítica deve trazer consigo pelo menos o esboço de um novo caminho a se seguir. Porque é entendido que a crítica surge porque se acha que algo não está bom, e então, o que seria ou será o bom?
Mais comum ainda é ver cidadãos reclamarem da administração pública, esquecendo que sua participação na vida política é um processo diário de suma importância. Quando jogam lixo nas vias públicas, quando estacionam em locais proibidos, quando furam uma fila de supermercado, quando desligam a televisão no horário político, e mais grave ainda, quando dão poder através do voto a pessoas que mal sabem o nome, estão participando da administração do Estado de forma negativa e descomprometida.
Sem contar os pais que aparecem na escola dos seus filhos no final do ano buscando justificativas para a reprovação deles, sem lembrar que a explicação pode estar na sua falta de comprometimento durante o ano em relação ao acompanhamento dos deveres deles.
E assim acontece na sociedade como um todo, em todas as áreas, em todos os lugares, e com todos nós. Queremos sempre ganhar, obter, lucrar, mas sem cumprir a nossa parte, ou nos fazendo de desentendidos. Com isso, infelizmente o que acontece é um desequilíbrio: poucos assumem suas responsabilidades de fato e muitos cobram dos outros responsabilidades que são suas e de mais ninguém. Isso causa insatisfação, desmotivação, descumprimento de prazos e desorganização por falta de controle e competência. Além de causar mal estar entre as partes e resultar em uma situação não resolvida ou interrompida.
Lembre-se que para podermos cobrar algo é preciso que realizemos as nossas parte, seja na vida pessoal, profissional (do ponto de vista técnico como também comportamental ou de relacionamento), afetiva, familiar, social ou política.
Então, não hesite em criticar, duvidar e questionar. Mas, não esqueça de sugerir e opinar. Acerte! Erre! Só erra quem faz! Não passe pela vida em branca nuvem, seja peça-chave no quebra-cabeça da vida. Assuma um compromisso! Comprometa-se! E faça a diferença no rumo do seu destino e do seu próximo, e sejamos assim seres humanos melhores a cada minuto. Sejamos 100% comprometidos durante 100% do tempo. Não existe meio grávida durante meio período.
Seja excelente porque BOM é inimigo do ÓTIMO.

Um abraço a todos!

Nenhum comentário: