Total de visualizações de página

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

OPORTUNIDADE E ATITUDE

Considerando que a palavra OPORTUNIDADE tem como definição uma circunstância adequada ou favorável, uma conveniência; e que OPORTUNISTA é a pessoa que aproveita as oportunidades, venho aqui transmitir um pouco de experiência sobre o que tenho vivido ao longo dos anos, em relação a chances e escolhas.

A oportunidade pode nascer exatamente daquilo que deixou de acontecer. Pois é, parece até contraditório, mas é real. Basta que você repare ao seu redor e veja quantos mudaram seus destinos para melhor por causa exatamente da falta de oportunidade. Um exemplo pode ser em relação ao desemprego que é uma constante hoje em dia e que faz as pessoas se descobrirem como divinas doceiras ou competentes técnicos de eletroeletrônicos, ou outros profissionais excelentes. O horizonte dessas pessoas passa a ser enxergado por um outro ângulo: a janela que se mantinha fechada foi aberta e mostrou uma paisagem diferente. São eles os oportunistas, no bom sentido. E todos nós podemos sê-lo! As rédeas da vida estão em nossas mãos, salvo fatalidades.
Independente do que você esteja vivendo nesse momento, a forma como você vai lidar com as situações é que vai levá-lo a um caminho ou outro. Portanto, ligue suas antenas, olhe ao redor e tome uma atitude. Esperar que as oportunidades venham bater à sua porta é sinal de comodismo, preguiça ou desatenção. As chances estão em todo lugar, menos entre quatro paredes. Por que será que algumas pessoas farejam oportunidades a quilômetros de distância, como verdadeiros perdigueiros, enquanto outros continuam na mesmice? Porque esses mergulham intensamente no estudo de novidades e estão sempre atentos a tudo o que acontece ao seu redor. Suas iniciativas empreendedoras nascem de conversas e de experiências vividas em sua rede de relacionamentos.
Um faro apurado para descobrir novos caminhos vale muito. Portanto, leia, construa uma rede de relacionamentos de pessoas interessantes e bem informadas, pesquise, seja curioso, e prepare-se para um futuro próximo. Esteja disposto a correr riscos e sempre aberto a novas idéias, opiniões, e também a críticas, pois essas podem ser excelentes pistas de como entrar no caminho que o levará ao sucesso.
As oportunidades chegarão primeiro àquele que melhor interagir com o meio: somando informações, associando idéias, valorizando a intuição e estando sempre disposto a ouvir os porquês das coisas. E mais, adotando novos hábitos de comportamento frente aos fatos, acumulando conhecimento, aprimorando suas próprias habilidades e tendo coragem para colocar a mão na massa.
O que foi escrito aqui vale para tudo: se o seu namorado ou namorada não lhe dá a oportunidade de amá-lo(a), busque quem quer o seu amor de verdade. Se você está infeliz na sua profissão, pesquise sobre outras áreas dentro daquilo que gosta de fazer, e mude “ontem”! Se não gosta do seu curso na faculdade, converse com seus mestres e peça orientação. Se quer fazer um intercâmbio para um país estrangeiro, conheça as informações sobre os países para onde gostaria de ir, e “corra atrás” do seu desejo.

É preciso receber as oportunidades com atitude! E ter atitude diante das oportunidades! É fácil falar, mas muito mais fácil é AGIR!

Mãos à obra! Coragem e Ação!

Um beijo a todos e até a próxima!

Nenhum comentário: