Total de visualizações de página

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Daqui pr'áli é muito longe...

Há quem diga que sair de uma cidade pequena à procura de novos rumos em uma cidade grande exige coragem, determinação e sorte. Porém, eu ouso em afirmar que o caminho inverso também não é lá tão fácil.
Os motivos que nos levam a mudar de cidade são diversos, desde uma nova oportunidade que surge até mesmo a falta dela. Há mudanças que acontecem por falta de amor à origem ou saudade do destino. Não importa. O que importa é que sempre que decidimos tomar um novo rumo em relação a isso, é importante que estejamos munidos de algumas armas. Só em se propor a mudar algo, já se merece parabéns, porque mostra sua coragem, imagine então a mudar de cidade, estado, país, independente do tamanho do local.
Para tanto, uma dica imprescindível é uma pesquisa sobre o local para onde se pretende ir: cultura, mercado de trabalho, pontos turísticos e pessoas. Sobre esse último, o ORKUT tem sido um ótimo meio para se fazer e encontrar novos amigos, ajudando na interação entre as pessoas da cidade de destino antes mesmo de se chegar lá. Faça também um esboço dos objetivos que pretende alcançar a médio e longo prazo. Tudo isso para preparar o campo para a sua chegada, porque sentir na pele a vida no novo habitat só mesmo quando estiver in loco. E ao chegar nele, seja paciente com a saudade, com a angústia, com a vontade de voltar para a origem, com o pensamento do tipo: “por que eu vim para cá?” ou “o que eu estou fazendo aqui?”. Comemore cada conquista, por menor que seja, afinal você está recomeçando e um recomeço exige e permite novas aprendizagens, que desacomodam aquilo que parecia tão quieto e estável dentro de nós. Lidar com pessoas de cultura diferente pode causar um estranhamento a princípio e até mesmo um choque de idéias e opiniões, mas no saldo total acaba sendo enriquecedor e um item importantíssimo para o nosso crescimento como pessoa.
Portanto, se tiver como crescer em todos os sentidos onde você está, maravilha! Porém, se precisar mudar por algum motivo para uma cidade maior ou menor, levante a cabeça, respire funde e dê o primeiro passo com fé. Afinal de contas não somos apenas parte de uma cidade, uma região, um estado, ou um país. Somos parte de algo bem maior: O MUNDO!
Um abraço a todos.

Profª Eva Dias

Nenhum comentário: