Total de visualizações de página

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

ELEMENTO-CHAVE: LIDERANÇA

Neste artigo vamos tratar de um assunto muito falado nos dias atuais que é liderança. Onde será que a adquirimos? Será que nascemos com ela ou a desenvolvemos ao longo dos tempos, durante as experiências que vivemos? Quais são as características que nos fazem perceber se estamos ou somos líderes?
Bom, para começar, liderança é algo que ninguém pode lhe ensinar. Você deve aprender a buscá-la. Mas, como? Pode-se começar aprendendo a delegar obrigações sem pedir ou mandar; escutando e escolhendo o momento certo de falar; envolvendo as pessoas com o olhar, com os gestos e com as atitudes; e mais, sabendo exercer a função de todos. Ou seja, se você é gerente de um posto de gasolina, deverá dominar todas as funções que fazem parte do funcionamento do estabelecimento em questão; se você é chefe de uma repartição pública, deverá ter conhecimento suficiente para exercer as atividades dos seus subordinados; se você é dono de um restaurante, com certeza a cozinha não poderá ser ambiente estranho a você; se você escolher ser Presidente de uma Nação, é certo que precisará conhecer todo o organograma hierárquico, funções, atribuições, prerrogativas das pessoas que compõem a administração pública do seu Estado, assim como o próprio ESTADO. Porque o conhecimento gera a confiança nos outros. E as pessoas só seguem a quem confiam, sem esquecer que liderar é mais do que ter conhecimento técnico apenas. Mentes preparadas para a liderança conseguem o máximo de resultados com o mínimo de recursos porque elas não apenas dizem O QUE FAZER, mas também O PORQUÊ FAZER. Puxando e soltando as rédeas da situação no momento certo.

Vejamos abaixo algumas qualidades de liderança no sentido amplo:

Entusiasmo. Imagine um técnico de vôlei que não transmita entusiasmo aos seus jogadores, por exemplo. O entusiasmo é que acende a fibra e a motivação para se buscar o sucesso no jogo. E isso serve para todos os campos da vida.
Integridade. A confiança é importante em todos os relacionamentos humanos e ela atrai aqueles que buscam segurança, portanto a palavra das pessoas íntegras tem o valor de um documento assinado. E credibilidade é algo fundamental para quem quer desenvolver a liderança em sua personalidade.
Firmeza. Líderes de verdade querem ser respeitados, mas não necessariamente populares.
Imparcialidade. Líderes eficientes tratam indivíduos diferentemente, porém de forma igualitária. Algo tipo tratar os desiguais de forma desigual.
Zelo. É importante que se goste do que se faz e que se importe com as pessoas. Traduzindo, é necessário gostar de servir ao próximo da melhor maneira possível.
Humildade. Ouvir as pessoas e não ser egocêntrico são qualidades de um líder de verdade. Ter o coração aberto para sentir novas atitudes mostra às pessoas o quanto você as respeita e o quanto elas são importantes para você. E, com certeza, essas lhe transformarão em líder mesmo inconscientemente.
Auto-Confiança. Desde que não seja excessiva, para que essa não se transforme em arrogância, ela deve existir para que suas palavras sejam vistas como ações propriamente ditas, e não apenas como mais um bonito discurso.

E para finalizar, um líder de verdade não tem medo do fracasso. Porque sabe que só comete erros quem tem coragem de agir. E só perde quem tem coragem de jogar. Portanto, segure as rédeas da sua vida, aja! jogue! E lidere os minutos da sua vida construindo séculos de história!

Obrigada e até o próximo!

Nenhum comentário: