Total de visualizações de página

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

"Não concordo com uma palavra do que dizes, mas defenderei até o ultimo instante seu direito de dizê-la." (Voltaire)


"Julgue um homem pelas suas perguntas, não pelas suas respostas" também é frase desse rapaz agradável aí da foto. Escritor e filósofo, Voltaire deixou pensamentos bastante importantes para reflexão e aplicação. Porque não basta dizer, tem de se praticar. Esse último o mais difícil de realizarmos.

Eu tenho certeza que você já viu, ouviu ou mesmo disse uma dessas frases abaixo. Acompanhe...

 "É difícil libertar os tolos das amarras que eles veneram".
 - "A leitura engrandece a alma".
- "Todo aquele que desconfia, convida os outros a traí-lo."
- "O abuso da graça é afetação; o abuso do sublime, absurdo. Toda perfeição é um defeito."
- "O valor dos grandes homens mede-se pela importância dos serviços prestados à humanidade."
- "A guerra é o maior dos crimes, mas não existe agressor que não disfarce seu crime com pretexto de justiça."
- "Encontra-se oportunidade para fazer o mal cem vezes por dia e para fazer o bem uma vez por ano."
- "Que Deus me proteja dos meus amigos. Dos inimigos, cuido eu."
- "O preconceito é uma opinião não submetida a razão."
- "Tenho um instinto para amar a verdade; mas é apenas um instinto."
- "Como é horrível odiarmos quem desejávamos amar."
- "O meu ofício é dizer o que penso."
- "A primeira lei da natureza é a tolerância; já que temos todos uma porção de erros e fraquezas."
- "O acaso é uma palavra sem sentido. Nada pode existir sem causa." 

Reconheceu alguma? Escolha qualquer uma delas e compartilhe pelas redes sociais. Façamos uma campanha voltairiana de reflexões e ações. Caso não se identifique com ele, procure outros e contagie seus amigos, seus leitores.
O pensamento do cabeçalho escrevi diretamente para o momento político que estamos vivendo em nosso país (sim!!!!!as campanhas eleitorais para o pleito de 2012 já começaram de forma não oficial!). É de suma importância que todos sejamos fiscais da Democracia. Ou seja, ninguém poderá reprimir, impedir ou denegrir opiniões. As posições deverão ser debatidas e respeitadas. Se quiser convencer alguém que seu candidato é melhor que o outro, estude; use bons argumentos; mostre dados; não diga ou escreva anonimamente porque o valor é reduzido, e muito!
Sua opinião, coerente e sensata, é VITAL para construirmos uma sociedade melhor para você, para mim, para todos nós!

Abraço

Professora Eva

Nenhum comentário: