Total de visualizações de página

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012


EQUIPE DO TV XUXA NO MAIOR CAJUEIRO DO MUNDO

Foi na manhã deste sábado (07) que a equipe de gravação do TV Xuxa chegou no Cajueiro de Pirangi, em Natal. À frente da reportagem, o ator de Malhação Bernardo Mesquita. A equipe foi recebida no Cajueiro pela diretoria da AMOPIN, durante as gravações Bernardo degustou várias delícias oriundas do caju, como: doces cristalizados, geléias, castanhas, suco, sorvete, biscoito de castanha, e claro, saboreou também vários frutos do maior ser vivo frutífero do planeta.

O ator agradeceu o apoio gerado pela Amopin e informou que a matéria completa sobre o Maior Cajueiro do Mundo será exibida no dia 21/01 (e não no dia 28/01) no programa Tv Xuxa Férias no quadro “Dicas de Verão”. Do cajueiro a equipe de gravação foi para a Pipa, onde serão recebidos pelo prefeito e a equipe da secretaria de turismo de Tibau do Sul, eles farão passeios e trilhas de aventura na tarde de hoje.


Fonte: folhadepedragrande-rn.blogspot.com


Mais detalhes prá vocês...


O maior cajueiro do mundo está localizado no distrito de Pirangi do Norte, município de Parnamirim. A árvore cobre uma área de aproximadamente 7500 m2, com um perímetro de aproximadamente 500 m. O cajueiro foi plantado em 1888, por um pescador chamado Luiz Inácio de Oliveira; o pescador morreu, com 93 anos de idade, sob as sombras do cajueiro.
O crescimento da árvore é explicado pela conjunção de duas anomalias genéticas. Primeiro, em vez de crescer para cima, os galhos da árvore crescem para os lados; com o tempo, por causa do próprio peso, os galhos tendem a se curvar para baixo, até alcançar o solo. Observa-se, então, a segunda anomalia: ao tocar o solo, os galhos começam a criar raízes, e daí passam a crescer novamente, como se fossem troncos de uma outra árvore. A repetição desse processo causa a impressão de que existem vários cajueiros, mas na realidade trata-se de uma única árvore.

Durante o período da safra, os cajueiros produzem cerca de oitenta mil frutos; os cajus são colhidos pelos visitantes.


Parte de cima do cajueiro
   
 Para adentrar o parque, cobra-se uma entrada de R$2, que são utilizados para investimentos na infra-estrutura do local. A visita é conduzida por guias que explicam as características da árvore (há guias que falam inglês e espanhol). Dentro do parque, há um mirante com aproximadamente 6 metros de altura, de onde se tem uma vista da copa da árvore e das praias das redondezas. Fora do parque, há diversos quiosques vendendo água, lanches e lembranças.

Fonte: viagemdeferias.com/natal

Nenhum comentário: