Total de visualizações de página

terça-feira, 27 de setembro de 2011

ORKUT....
ELOGIOS COM PODER DE ENGANAÇÃO

Muito me incomoda elogios sem fundamento. Tipo “você é maravilhosa”, “você é especial”, “você está linda”. E não há lugar mais comum onde isso possa acontecer do que em sites de relacionamento, e nos “orkuts da vida” principalmente.

Me incomoda por dois motivos básicos: a falta de vocabulário para descrever uma foto ou expressão; e a mentira. Esta última é campeã. Elogios são ótimos. Quem não gosta de recebê-los? Realmente nos faz sentir valorizados. Porém, nem sempre são sinceros.

Quantas vezes você não se deparou com fotos horrendas com comentários elogiosos? Presenciamos inúmeras vezes na rede de relacionamento citada acima falsos elogios, dizendo que a pessoa está linda na foto, que está maravilhosa, etc, etc quando na verdade nada disso é verdade. Não sei se as pessoas fazem por amizade, por bondade, por solidariedade...rs...., ou por falsidade mesmo!

Portanto, da próxima vez que for elogiar alguém, sinta se há sinceridade no que vai dizer. Do contrário, não diga nada. Seja pontual na exaltação. “Que foto linda” significa que o que realmente está lindo? A roupa? A expressão? O lugar? A pose? E acrescento mais, expressões do tipo “amo você” ou “pessoa do meu coração” ou ainda “você é especial”, exigem um grau de relacionamento próximo, afinado, harmonioso.

Por outro lado, você que recebe o elogio, tenha bom senso e faça uma auto-crítica. Não acredite em tudo que dizem. Faça uso do espelho (do corpo e da alma). Primeiro, por que esse elogio? Segundo, será que sou merecedor mesmo? E assim não sofrerá futuramente quando descobrir que aquele elogio não passara de uma mentira deslavada, para enganar você; ou mesmo para tentar ganhar você através de uma carência. Afinal de contas, quem posta fotos, o faz para receber comentários (positivos, claro!). Por isso, há tanta produção nos álbuns do ORKUT: maquiagem, cabelo, roupa, lugares bonitos. Dificilmente alguém (principalmente as meninas) posta fotos descabelada, suada, desarrumada. Facilmente você encontrará fotos que foram tiradas na saída para uma festa, durante uma balada. E outro detalhe, das 500 fotos que foram tiradas, são escolhidas as melhores. E nada massageia mais o ego do que ver o comentário abaixo de uma foto bonita dizendo “perfil”.

Para finalizar, usem e abusem da língua portuguesa, sem exageros, sem mentiras, sem falsidade. Pontue os elogios dizendo o que realmente está tão charmoso, atraente. Para ajudar você, vou escrever uma lista de palavras que servirão para ser usadas nos Orkuts, nos Facebooks, Badoos, Wayns, e outros tantos sites que aceitam postagem de fotos em álbuns.

Belo, lindo, maravilhoso, estonteante, sedutor, fascinante, mágico, encantador, fantástico, admirável, esplendoroso, gracioso, delicado, amável, primoroso, formidável, sensacional, incrível, estupendo, magnífico, pomposo, formidável.

Agora é a sua vez. Escreva um adjetivo em forma de comentário para descrever coisas e pessoas boas. E vamos somar à lista que passei acima.

2 comentários:

Lucélia disse...

hum , Tia PASSANDO PARA PARABENIZAR O SEU BLOGGER. BEIJOS E CONTINUEI SEMPRE ASSIM COMO ES!

Sabor de Informação disse...

Valeu, Lucélia!