Total de visualizações de página

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012


ELIJANE, GUARACI  E EDUCADORES.

SIMPLESMENTE ALTO NÍVEL!


Casa da Cultura em 12 de janeiro de 2012

Nesta quinta-feira foi promovido um encontro informal de Elijane e Dr Guaraci com educadores do Município de Umarizal e do Estado do RN.
Num clima descontraído, sem muito blá blá blá cansativo e repetitivo, muitos assuntos foram abordados pelos profissionais presentes.


Momentos sérios, de alegria, de reflexão, de questionamentos, de pedidos, de sugestões. Tudo ouvido atentamente por Elijane e Dr Guaraci. O político Dr Érico também recebeu atentamente pedidos dos educadores enquanto eu, Professora Eva, fazia minhas anotações. Anotações essas que serão debatidas com o grupo de Elijane para se desenvolver possibilidades de compromissos a serem cumpridos caso a candidata chegue a assumir a Prefeitura de Umarizal.



Professora Aucicleide sugeriu lazer e atendimento de psicólogos e assistentes sociais dentro das escolas municipais. Parabenizou os professores por terem terminado o semestre com sorriso no rosto apesar do ano “pesado”. Pediu que o próximo gestor resgatasse a qualidade de Umarizal; e acrescentou que os políticos devem reunir as categorias para saber seus desejos e necessidades. "Lutar pelos seus direitos não é lutar contra político", finalizou a professora.



Professor Heraldo disse que apesar de tentarmos fugir da problemática financeira que os professores sofrem, é impossível não falar da desatualização salarial que os trabalhadores da Educação do Município de Umarizal atravessam. Também citou que a atualidade pede um coordenador pedagógico articulador dentro das escolas, com autonomia, criatividade e atitude.


Vereador Dr Érico diz que há 2 princípios básicos para a Educação na sua opinião: motivação e reconhecimento. O professor tem de trabalhar motivado sabendo que os resultados serão reconhecidos e valorizados financeira ou moralmente. Citou uma entrevista com o empresário Eike Batista ao Fantástico na semana que passou, na qual diz "Eu prosperei, mas não prosperei só". O vereador citou essa frase relacionando-a à luta dos professores do município em relação ao plano de cargos e salários. Apesar do requerimento de sua autoria ter sido votado por unanimidade na Câmara dos Vereadores de Umarizal, nada concreto foi estabelecido até o momento, sendo claro o descaso com a Educação pela atual gestão municipal. Qualquer gestor que abrir o olho e priorizar a educação, verá que está dando a tacada certa; deve assumir compromisso sem promessa de milagres; e encontrar meios para adequar os direitos dos professores. Consciente que a educação deve ser acessível às crianças logo na sua tenra idade, tem mantido aceso junto ao deputado Henrique Alves o seu pedido de implantação da Creche Modelo na cidade de Umarizal. Para ajudar na viabilização do convênio, Dr Érico doou um terreno para sua construção. A creche  vem com 22 mil reais mensais para sua manutenção: construção, mobília. Sua preocupação em relação a isso é porque "O  município não se desenvolve sem educação", disse ele.



Acredito que investimento em Educação é sinônimo de saúde e segurança preventivas. Naturalmente, pessoas com formação de qualidade serão pessoas conscientes e, portanto, cidadãos menos doentes e menos violentos. Professora Eva.




O suplente de vereador Zé Moura comentou que no passado "tivemos boa educação e hoje temos o resultado disso com profissionais em diversas áreas . E acrescentou que não poderia deixar de expressar seu ponto de vista sobre Educação já que tem um filho fazendo faculdade, outro  no Ensino Fundamental; e um neto inscrito para provas de vestibular.




Dr Guaraci, de forma experiente e sensata explica que "saúde pública é tudo". Ainda continua dizendo que é preciso investir em saúde nas escolas. Profissionais como psicólogos, assistentes sociais e psicopedagogos já são encontrados com frequencia em escolas preocupadas de fato com sua comunidade escolar. E ao término de sua fala, disse "Eu acredito nesta mulher", referindo-se à Elijane.









Existe um faz-de-conta em relação ao cumprimento do Projeto Político Pedagógico. Vamos à semana pedagógica praticamente obrigados, sem motivação porque não se tem objetivo concreto. Durante o ano é cada um por si. Essas ideias foram da Professora Chiquinha, que ainda questiona a função do coordenador pedagógico dentro das escolas.








"Quando implantaram o piso no nosso Município, teriam de ter provado que não podiam pagar já naquela ocasião", disse Professora Naiara.

Neta, Gilvan e Hapoliérica: Parte da Equipe.


Professora Estela foi incisiva em sua afirmação: "Pedimos ajuda e não somos atendidos; não tem a quem recorrer." Em se tratando das várias dificuldades encontradas no dia a dia do professor preocupado com sua missão. Preocupações essas relacionadas com alunos, com pais de alunos, com colegas professores, com gestores escolares, com planos de aulas. 

"Existe um compromisso da nossa parte com vocês a partir do momento em que reunimos vocês aqui. "Qualquer gestor tem de ter como prioridade nomear secretários comprometidos e com autonomia em sua pasta para tentar resolver situações e para procurar recursos para a cidade", disse Elijane.   "A partir deste momento firmamos um compromisso, formulando e reformulando novas ideiais em cima das questões levantadas aqui: avaliação do piso salarial; preocupação em relação aos jovens; estrutura física das escolas; condições de trabalho; acompanhamento de profissionais;  suporte às necessidades dos educadores; qualidade da profissão.

Para fechar o encontro, uma frase de Raul Seixas "Sonho que se sonha só. É só um sonho que se sonha só. Mas sonho que se sonha junto é realidade", citada pelo Professor Francisco Geraldo.

PARA QUEM SABE LER, UM RISCO É FRANCISCO.

Nenhum comentário: