Total de visualizações de página

terça-feira, 27 de setembro de 2011


"Seja protagonista da sua vida
e não plateia da minha..."


Gostei disso que li hoje. Não sei onde e nem sei escrito por quem. Mas é uma constante na vida de todas as pessoas que tem uma vida interessante. Sim, porque só olham para essas pessoas. Quem tem uma vida parada, monótona, apática, infeliz, nem sequer é lembrado.
Aconselho (sei que se conselho fosse bom, seria pago....rs, mas o faço de qualquer forma) que você escreva sua vida, mas sem rascunho porque nem sempre dá tempo de passar a limpo. E isso leva tempo. Quem tenta viver com maestria, com certeza não tem tempo para cuidar da vida de outros.
Cuide-se. Ame-se. Puxe o holofote prá você porque quanto mais você fala do outro, mais ele brilha. Parece mentira, não é? Mas é verdade. Você vai ficar a vida inteira de sombra dos outros? Não acha melhor ser personagem principal? Ter uma história para outros lerem, seguirem e aprenderem. Ser lembrado, ser admirado, ser criticado também (ninguém chuta cachorro morto), ser aplaudido...Enfim, ter algo para contar e ser contado. Ter alguém. Ser alguém.
Pense que se está sobrando tempo prá você tomar conta da vida dos outros, é porque estão faltando
capítulos no livro da SUA VIDA.

Reveja o que foi e o que fez até hoje. Você fez o suficiente? Você foi o suficiente? Pode mais? Então, faça!

O momento é agora.



ORKUT....
ELOGIOS COM PODER DE ENGANAÇÃO

Muito me incomoda elogios sem fundamento. Tipo “você é maravilhosa”, “você é especial”, “você está linda”. E não há lugar mais comum onde isso possa acontecer do que em sites de relacionamento, e nos “orkuts da vida” principalmente.

Me incomoda por dois motivos básicos: a falta de vocabulário para descrever uma foto ou expressão; e a mentira. Esta última é campeã. Elogios são ótimos. Quem não gosta de recebê-los? Realmente nos faz sentir valorizados. Porém, nem sempre são sinceros.

Quantas vezes você não se deparou com fotos horrendas com comentários elogiosos? Presenciamos inúmeras vezes na rede de relacionamento citada acima falsos elogios, dizendo que a pessoa está linda na foto, que está maravilhosa, etc, etc quando na verdade nada disso é verdade. Não sei se as pessoas fazem por amizade, por bondade, por solidariedade...rs...., ou por falsidade mesmo!

Portanto, da próxima vez que for elogiar alguém, sinta se há sinceridade no que vai dizer. Do contrário, não diga nada. Seja pontual na exaltação. “Que foto linda” significa que o que realmente está lindo? A roupa? A expressão? O lugar? A pose? E acrescento mais, expressões do tipo “amo você” ou “pessoa do meu coração” ou ainda “você é especial”, exigem um grau de relacionamento próximo, afinado, harmonioso.

Por outro lado, você que recebe o elogio, tenha bom senso e faça uma auto-crítica. Não acredite em tudo que dizem. Faça uso do espelho (do corpo e da alma). Primeiro, por que esse elogio? Segundo, será que sou merecedor mesmo? E assim não sofrerá futuramente quando descobrir que aquele elogio não passara de uma mentira deslavada, para enganar você; ou mesmo para tentar ganhar você através de uma carência. Afinal de contas, quem posta fotos, o faz para receber comentários (positivos, claro!). Por isso, há tanta produção nos álbuns do ORKUT: maquiagem, cabelo, roupa, lugares bonitos. Dificilmente alguém (principalmente as meninas) posta fotos descabelada, suada, desarrumada. Facilmente você encontrará fotos que foram tiradas na saída para uma festa, durante uma balada. E outro detalhe, das 500 fotos que foram tiradas, são escolhidas as melhores. E nada massageia mais o ego do que ver o comentário abaixo de uma foto bonita dizendo “perfil”.

Para finalizar, usem e abusem da língua portuguesa, sem exageros, sem mentiras, sem falsidade. Pontue os elogios dizendo o que realmente está tão charmoso, atraente. Para ajudar você, vou escrever uma lista de palavras que servirão para ser usadas nos Orkuts, nos Facebooks, Badoos, Wayns, e outros tantos sites que aceitam postagem de fotos em álbuns.

Belo, lindo, maravilhoso, estonteante, sedutor, fascinante, mágico, encantador, fantástico, admirável, esplendoroso, gracioso, delicado, amável, primoroso, formidável, sensacional, incrível, estupendo, magnífico, pomposo, formidável.

Agora é a sua vez. Escreva um adjetivo em forma de comentário para descrever coisas e pessoas boas. E vamos somar à lista que passei acima.

sábado, 24 de setembro de 2011

P-R-E-G-U-I-Ç-A

Preguiça é a inimigo número 01 da produtividade, compromete seu tempo e saúde, e tornam-se facilmente uma barreira para conquistar metas de longo prazo, aquelas realmente importantes. Entenda a preguiça como uma batalha psicológica entre você e a inércia e, se quiser crescer, vai ter que vencer a preguiça. Depois de algumas leituras sobre o assunto, resolvi resumir algumas dicas úteis para esta caminhada.
Abaixo vão elas!



1. Exercite-se

Você pode se sentir preguiçoso se não tiver energia suficiente para seu dia a dia. Uma rotina de exercícios físicos deixa o corpo disposto e alerta, menos propenso a 'baixas' energéticas.

2. Durma

Como você pode se sentir motivado e entusiástico se não dorme o suficiente? Problemas de sono muitas vezes decorrem de maus hábitos.

3. Determine um prazo curto para começar

A parte mais difícil de muitas tarefas é começar. Determine um prazo curto (5 a 15 minutos) para começar, de qualquer maneira. Se precisar refazer o início depois, o tempo necessário certamente será menor que a eterna protelação.

4. Visualize os benefícios

A preguiça se alimenta também da nossa visão do problema, e ver só as dificuldades da sua execução torna mais difícil começar a resolvê-lo. Imagine todos os benefícios que terá ao concluir seu dever, e será bem mais fácil colocar mãos a obra.

5. Estabeleça prêmios

Estabeleça para si mesmo um prazo para cumprimento da tarefa e um prêmio pela sua consecução. Entra como um bônus no pacote de benefícios.

6. Pense nas conseqüências do não cumprimento

Outro motivador para se vencer a preguiça é visualizar as conseqüências negativas de se entregar à inércia. Se os benefícios não são o suficiente para motivá-lo, pense no prejuízo financeiro, profissional ou emocional que vai ter se não fizer o que deve.

7. Encontre parceiros.

Todos nós temos baixas em nossa motivação, e pessoas com interesses em comum podem ser o melhor apoio quando a vontade própria não é o suficiente.

8. Divida a tarefa em partes administráveis

Às vezes, a visão obscura que temos de um problema nos impede de definir por onde começar. Se estiver diante de uma questão complexa ou trabalhosa, divida o processo em etapas menores, administráveis, com prazos para início e conclusão para cada uma.

9. Faça uma coisa de cada vez

Não é da nossa natureza (embora esteja se tornando de nossa cultura) ser multitarefa. Organize seu pensamento e dedique-se a uma tarefa de cada vez. A concentração beneficia enormemente a criatividade e nosso potencial para resultados.

10. Descreva seu processo

Você se sentirá mais motivado se perceber com clareza como sua produtividade varia de acordo com a freqüência com que se entrega à preguiça. Uma maneira de visualizar este processo é registrar seu progresso diariamente, anotando quantas metas de propôs, quantas atingiu e como foi seu estado energético e emocional neste dia.

11.Lembre-se do que realmente interessa.

A preguiça se alimenta de desculpas que damos a nós mesmos: 'é muito cedo', 'é muito tarde', 'estou muito cansado', 'eu mereço esta folga'. Ás vezes realmente é verdade, e precisamos relaxar e descansar o corpo. Mas há uma voz interna, auto-crítica e ciente de nossos estados emocionais, que nos diz se estamos realmente cansados ou nos entregando à preguiça.Nas horas críticas, esta voz é a nossa mais sábia conselheira.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

EXPERIMENTANDO O AMOR....

São tantas experiências pelas quais passamos e tão poucas que realmente assimilamos e entendemos. Meus pais como todos os outros, me diziam coisas que eu aceitava, mas não entendia. E acreditem, o que mãe e pai dizem, infelizmente, tenho de admitir que são indiscutíveis. Se eles disserem para você não ir por determinado caminho, simplesmente não vá! Porque certamente você terá surpresas. SURPRESAS PÉSSIMAS. Eles dizem que só querem o nosso bem. E nós também. A diferença é que eles já vivenciaram situações que para nós são novas. Querem apenas evitar a dor, o sofrimento, o arrependimento em nós. Não sei se é melhor que nos protejam ou que nos deixem bater a cabeça e aprender.




A cultura japonesa é bem resolvida em relação a isso. Os jovens nipônicos são bons ouvintes dos mais velhos e obedientes também. O idoso japonês é respeitado assim como os indianos, esses últimos tem até seus pés beijados pelos mais jovens em respeito aos caminhos já percorridos. Já o brasileiro não dá tanta atenção assim aos ensinamentos dos mais experientes; não tem paciência com seu ritmo; não admitem que estejam corretos em suas observações; não os tem como companheiros para sair e viajar. Acaba sendo triste isso porque esse jovem que renega ou rejeita o seu familiar mais velho, esquece-se que um dia também envelhecerá, que seus cabelos ficarão brancos, que sua pele ficará enrugada, que seus passos ficarão mais lentos, que seu pensamento ficará mais reticente, e muitas outras transformações.
Vamos ter um minuto de afeto com um idoso da nossa casa. Faça isso diariamente e a recompensa será um coração cheio de alegria. E o que é que estamos fazendo aqui nesta vida? Não estamos aqui para distribuir amor? Faça isso hoje, agora, neste minuto. Porque daqui um segundo já pode ser tarde.

Valeu, gente!